Páginas

Seguidores

sábado, 17 de novembro de 2012

Yogurt Tatlisi ( doce de irmik e iogurte)



Este doce é muito apreciado na Turquia e no oriente médio. Na turquia chamam de Yogurt Tatlisi ou doce de iogurte, e no Brasil os imigrantes árabes chamam de doce de semolina. 
Na Turquia a farinha de semolina se chama farinha de Irmik (sêmola) é um produto proveniente do trigo duro moído que é muito utilizada em variadas receitas doces e salgadas no Oriente Médio. Apesar da sêmola conter alta taxas de glúten, apresenta muitos benefícios nutricionais. 
 A farinha de Irmik tem alto teor de proteína, baixo índice glicêmico, contém grande quantidade de fibra dietética o que ajuda a prevenir a constipação, baixo nível de colesterol, e propicia  a sensação de saciedade. 

  Receita   

Ingredientes:  

3 ovos
3 xícaras de chá farinha de trigo
3 xícara de chá de iogurte 
3 xícaras de chá de Irmik (semolina granulação média ou fina)
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar cristal 
1 pacote de fermento em pó ou uma colher de sopa 
1/2 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha 
Manteiga para untar 
Coco ralado  



Para a calda: 

4 xícara de açúcar cristal 
4 xícaras de água
¼ de suco de limão  

*leve ao fogo sem mexer até que ferva. A consistência que precisamos é de xarope. Se preferir, após acrescentar a calda você pode polvilhar com coco, raspas de limão ou pistaches.

 Modo de preparo:  

Em uma tigela misture os ovos com o açúcar até fazer espuma. Misture o óleo e o iogurte, mexa e acrescente a  farinha, semolina, baunilha e o fermento. Unte uma forma redonda ou um tabuleiro com manteiga, polvilhe com açúcar cristal e coco para que forme uma crosta no fundo da forma ( ao final você vai ter uma base crocante no doce). Leve ao forno aquecido 200 graus  cozinhe até que a massa fique dourada. Corte as fatias e despeje  a calda de açúcar com o doce ainda quente para absorver melhor o xarope. 


  Afiyet olsun!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.