Este doce é muito apreciado na Turquia e no oriente médio. Na turquia chamam de Yogurt Tatlisi ou doce de iogurte, e no Brasil os imigrantes árabes chamam de doce de semolina.
Na Turquia a farinha de semolina se chama farinha de Irmik (sêmola) é um produto proveniente do trigo duro moído que é muito utilizada em variadas receitas doces e salgadas no Oriente Médio. Apesar da sêmola conter alta taxas de glúten, apresenta muitos benefícios nutricionais.
A farinha de Irmik tem alto teor de proteína, baixo índice glicêmico, contém grande quantidade de fibra dietética o que ajuda a prevenir a constipação, baixo nível de colesterol, e propicia a sensação de saciedade.
Receita
Ingredientes:
3 ovos
3 xícaras de chá farinha de trigo
3 xícara de chá de iogurte
3 xícaras de chá de Irmik (semolina granulação média ou fina)
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar cristal
1 pacote de fermento em pó ou uma colher de sopa
1/2 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha
Manteiga para untar
Coco ralado
Para a calda:
4 xícara de açúcar cristal
4 xícaras de água
¼ de suco de limão
*leve ao fogo sem mexer até que ferva. A consistência que precisamos é de xarope. Se preferir, após acrescentar a calda você pode polvilhar com coco, raspas de limão ou pistaches.
Modo de preparo:
Em uma tigela misture os ovos com o açúcar até fazer espuma. Misture o óleo e o iogurte, mexa e acrescente a farinha, semolina, baunilha e o fermento. Unte uma forma redonda ou um tabuleiro com manteiga, polvilhe com açúcar cristal e coco para que forme uma crosta no fundo da forma ( ao final você vai ter uma base crocante no doce). Leve ao forno aquecido 200 graus cozinhe até que a massa fique dourada. Corte as fatias e despeje a calda de açúcar com o doce ainda quente para absorver melhor o xarope.
Afiyet olsun!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.