Páginas

Minha foto

Meu nome é Karla Akyüz, sou Bacharel em Gastronomia, vivi na Turquia e atualmente moro no Brasil e me dedico a pesquisa histórica da gastronomia turca, árabe,e dos Bálcãs. Sou consultora gastronômica e dou aulas de cozinha turca e árabe.

Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013


                            Semsek



Hoje nossa receita vem da Armênia, o "Semsek" se parece com pequenas esfirras, redondas ou quadradas, fritas ou assadas. São deliciosas e nos transportam para o outo lado do mundo.
As primeiras famílias armênias chegaram ao Brasil no final do século XIX, resultado das ações turcas da década de 1890. Sobreviventes do massacre refugiaram-se na Síria, Grécia, Chipre, Egito, Iraque e principalmente no Líbano. Durante toda a década de 1920, os armênios emigraram para várias partes do mundo, inclusive para o Brasil em busca  de uma situação econômica melhor, buscando refúgio, ou simplesmente tentar uma  nova vida.
São Paulo é o lar de muitos armênios e foi lá que conheci uma colega de trabalho incrível que se chama Ana Barcellos, neta de armênios por parte de mãe. Ela me passou uma  receita de família deliciosa que se chama "Semsek". Ana aprendeu com sua mãe  Yvone Attarian Barcellos que por sua vez aprendeu também com a sua mãe, passada de geração em geração.
Muitos imigrantes quando chegavam ao Brasil não tinham acesso a temperos de sua terra natal, então é normal a adaptação das receitas.
A matéria de hoje é em homenagem a comunidade armênia no Brasil, ao meu amigo Fadi Mardini (sírio de origem armênia que se encontra exilado na Turquia atualmente), a Ana Barcellos que nos cedeu gentilmente a receita  de sua mãe  Yvone Attarian Barcellos que se não tivesse nos deixado faria 76 anos na semana que passou.
Obrigada Ana por compartilhar sua receita de família, sua história e dar continuidade incentivando suas filhas. Beijos!
                           

Semsek

Receita :Armênia
Autora: Yvone Attarian Barcellos
Método: Fritura

Massa:

1/2 KG de farinha de trigo (ou mais)
1 xícara de café de óleo
1 gema
1 pouco de açúcar
Água morna e sal


Modo de preparo:

Misturar tudo até formar uma bola, ajustar as medidas.
Fazer bolinhas de mais ou menos 2 cm de diâmetro e deixar descansar meia hora.
Abrir com um rolo e corta de círculos.

Recheio:

1/2 KG de alcatra moída, se gordura (em temperatura ambiente)
1 ou 2 tomates maduros picados e sem sementes
Cheiro verde e pimenta
1 cebola
Sal a gosto

Modo de preparo:

Colocar o recheio na massa aberta, torcer a borda um pouco em cima do recheio (como se faz numa torta).
Fritar em pouco óleo, primeira virada com o recheio para baixo, depois para cima. Dê uma espetada com o garfo logo que começar a fritar. Vai limpando e completando o óleo durante a fritura, para não grudar sujeira no semsek.

 ***Dicas de variação de receita:
Você pode usar na receita carne de cordeiro ao invés de carne bovina, acrescentar um pouco de pinoles (snoubar) ou nozes levemente trituradas. Você pode assar ao invés de fritar para quem quiser deixar a receita mais light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.