Quando falamos em turcos e árabes muitas pessoas frequentemente não estabelecem uma diferença entre estas duas etnias, talvez pela proximidade geográfica ou pelo fato dos Otomanos terem estabelecido domínio por séculos em países como Líbano, Síria, Arábia Saudita e Egito.
No auge do Império Otomano os turcos não dominavam só o oriente médio mas também Norte da África, Europa Oriental e Ásia Central, estabelecendo um domínio que durou aproximadamente de 1453 até 1909.
Os pratos feitos com estes ingredientes em comum, tem modo de preparo próprio em cada país, e guardam semelhanças entre si. Muitas destas receitas são idênticas e só apresentam nomes diferentes, o que causa uma discussão a respeito da verdadeira origem destes pratos. A baklava existe em todo oriente médio até a Grécia e a única coisa que muda é a grafia que pode ser: Baklava ou Baklawa ou variar o recheio dependendo da região em que é feita.
A cozinha turca apresenta traços da cozinha asiática e mediterrânea em função da expansão otomana que difundiram e agregaram receitas. Charutinhos chamados sarmas na Turquia feitas de folha de uva, couve ou repolho aparecem em diferentes países do oriente médio assim como o famoso kebab. Este segundo sendo alvo de pesquisadores atribuem aos iranianos a origem do kebab e popularizado pelos Otomanos.
Acredito que dificilmente saberemos a origem exata de certos pratos típicos , mas podemos lançar suposições mediante exaustiva pesquisa, é o que vamos tentar decifrar nos próximos artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.