Páginas

Seguidores

domingo, 11 de novembro de 2012

Bebidas de Inverno - Sahlep (Turquia)






Sahlep é uma bebida quente e cremosa servida durante o inverno em muitos cafés e casas de chá em toda Turquia.
Ela é feita com a farinha de Salepo que é extraída de uma orquídea que cresce no sul da Turquia e na região do Mar Negro (Orchis latifolia / Orchis anatolica).
Esta orquídea têm fascinado a muitas pessoas com suas lindas flores há mais de 3000 anos, não só com a sua beleza estética, mas também pelos seus efeitos medicinais. O poder de cura do Sahlep vem do glucomannan, que cura problemas digestivos, contra tosses, resfriados, e bronquite. Ele capacita o coração, a mente  e aquece o corpo. Especialmente se for consumido com canela o seu efeito é amplificado.
A ideia de fazer uma bebida desta flor pertence turcos, graças à sua crença religiosa que no século 8 turcos convertidos ao Islã que não estavam autorizados a beber bebidas alcoólicas, tiveram a ideia de fazer o Sahlep, uma bebida quente e cremosa para aquecê-lo durante os invernos frios.
 Seus tubérculos são retirados do solo, enquanto a planta está na floração e em seguida cozidos antes de serem secos e moídos em um pó.
As orquídeas contêm uma fécula nutritiva, como polissacarídeo (carboidrato complexo) chamou bassorin, que representa a consistência espessa da bebida.
O nome "Sahlep" refere-se ao pó, mas que pode ser  também a abreviação do árabe al hasyu que significa testículos de raposa . Aparentemente, os tubérculos aparência testículos raposa.
Não é surpreendente então que Sahlep é considerado um afrodisíaco e, informalmente, até a palavra "orquídea"deriva da palavra grega para testículo.
Antes de chá e café espalhou-se amplamente, acredita-se que Sahlep era a bebida de eleição na Europa e no Oriente Médio e variações, conhecido como Satyrion e priapiscus certamente eram consumidos na Antiguidade romana.
O pó Sahlep usado para a bebida é uma mistura de especiarias diferentes que dá um sabor muito singular. Pode ser beber sozinho ou acompanhado com torta ou bolo.
Esta bebida tradicional foi amplamente servida durante o Império Otomano que popularizarão seu consumo em países que fizeram parte do Império Otomano. No entanto, algumas variedades estão em vias de extinção. Para obter 1 quilo de farinha de salepo, mais de 1000 tubérculos de orquídeas são puxados para fora do solo. E leva até 7 ou 8 anos para os tubérculos da orquídea para crescer o suficiente para usar para produção salepo. Portanto, a exportação de salepo é proibida. No entanto, versões instantâneas com sabor salepo são exportados.

Receita:

2 colher de chá sahlep pó
2 colheres de chá de açúcar
um pau de canela ou uma pitada de canela
2 xícaras de  leite frio
Canela para polvilhar

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela. Espere até levantar fervura, mexendo  por 2 ou 3 minutos. Esta mistura irá engrossar gradualmente.
Sirva com canela polvilhada, afiyet olsun!


·      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.