Páginas

Minha foto

Meu nome é Karla Akyüz, sou Bacharel em Gastronomia, vivi na Turquia e atualmente moro no Brasil e me dedico a pesquisa histórica da gastronomia turca, árabe,e dos Bálcãs. Sou consultora gastronômica e dou aulas de cozinha turca e árabe.

Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2012

Moussaka



Moussaka é uma prato muito apreciado na Grécia, Turquia e Bálcãs.Ele é feito de berinjelas dispostas em camadas, alternando um molho de carne de cordeiro moída e molho bechamel.
É provável que a moussaka foi introduzida pelos árabes e segundo um historiador, a origem do nome pode estar relacionada com outro prato árabe ancestral a musakhkhan que é feita com outros ingredientes como frango, cebolas e sumac.
Há varias versões deste prato na Turquia onde o molho bechamel muitas vezes e feito com iogurte, outras vezes a berinjela não é em camadas e sim picadas e salteadas, a carne refogada com yeni bahar (pimenta da jamaica). Na Grécia possui a versão mais conhecida internacionalmente, camadas de berinjela, carne, canela no molho, molho bechamel com queijo kefalotyri. Em outros países dos Bálcãs como Bulgária e Romênia podem substituir a carne de cordeiro ou boi por carne de porco, acrescentar batatas,  às vezes repolho, e coberto por nata.




Ingredientes:

2 berinjelas grandes cortadas longitudinalmente em 0,5 cm 
1 cebola grande bem picadinha 
4 dentes de alho, finamente picada 
2 colher de chá yeni bahar (pimenta da jamaica) 
1 canela em pó
2 colher de chá de orégano seco 
500g de carne de cordeiro moída 
2 colheres de sopa de purê de tomate caseiro, misturado com 150 ml de água 
150 ml de vinho tinto
salsinha picada
azeite


Para o bechamel com iogurte: 

300 ml de leite 
300 ml de iogurte natural
60g de manteiga 
60g de farinha de trigo 
Kefalotyri 50g ou queijo  pecorino ralado 
2 ovos batidos 
noz-moscada, a grelha

1. Pré-aquecer o forno a 180C. Corte as berinjelas em fatias longitudinais 0,5 centímetros, e colocá-los em uma assadeira untada. Pincele com azeite e tempere com sal. Asse por cerca de 25 minutos até ficar macia, dourada e flexível. 
2. Enquanto isso, coloque 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto e cozinhe a cebola até ficar macia. Adicione o alho, canela e orégano e cozinhe por alguns minutos, em seguida, misture o cordeiro. Cozinhar até que a mistura esteja sequinha e junte o tomate e o vinho, leve para ferver, em seguida baixe o fogo cozinhe por 30 minutos até que a maior parte do líquido tenha evaporado.  Corrija o tempero e misture a salsa.
3. Enquanto isso, prepare o molho bechamel. Em uma panela misture a farinha na manteiga e cozinhe por alguns minutos, então, gradualmente misture o leite quente. Cozinhe até que você tenha um molho espesso, em seguida, misture o queijo. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco, em seguida, bater os ovos, sal a gosto e noz-moscada.
4. Monte a moussaka intercalando fatias de berinjela  carne, repita as camadas, em seguida, acabar com uma camada de berinjela, e cobrir com o molho branco. Asse por cerca de 45 minutos, até dourar bem e deixe esfriar por meia hora antes de servir.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.