Páginas

Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Za'atar "O Sabor do Oriente Médio"


O Za'atar  الزعتر  em árabe significa tomilho, mas também usamos este termo para uma mistura de ervas e especiarias tradicionais do Oriente Médio, que inclui o tomilho em sua composição.
O Za'atar é  consumido na Síria, Líbano, Jordânia, Palestina, Israel, Turquia, Armênia,  Egito, Líbia, e Tunísia.  Por ser tão popular em vários países pode ter nomes diferentes como: za'tar , zatar , zatr , zahatar , zahter e Satar. Dependendo do país  a mistura pode variar a combinação que basicamente leva Gergelim e tomilho com mais ingredientes. Muitas pessoas mantém suas receitas de família utilizando uma especiaria ou erva diferente.
O nome Za'atar se deve a um tipo de tomilho selvagem, também é o nome dado as ervas que vem da família do tomilho, como orégano, manjerona que tem quimiotipos  muito parecidos, por estas ervas crescem no mesmo habitat e serem fisicamente semelhantes. Por esta razão tanto a família de ervas ou uma erva em si tem o nome de Za'atar.
Há duas maneiras tradicionais de se comer za'atar, uma é molhando o pão no azeite e em seguida passando no za'atar ou comer no Manikish Bil Za'atar uma espécie de pão coberta com a mistura de azeite e za'atar.O quejo labneh com za'atar também é muito tradicional e uma combinação muito saborosa.
O za'atar não é geralmente usada para temperar alimentos, mas você pode usar sua criatividade e aproveitar de seus benefícios.
Crianças são incentivadas a comer za'atar no café da manhã antes de ir a escola ou levar pão pita com za'atar  para o lanche, por acreditarem nos benefícios obtidos com o seu consumo, que estimula o cérebro, proporciona agilidade, ajuda a memória  deixando as crianças com a mente e o corpo forte.
Existem várias versões deste condimento, os mais populares são o za'atar sírio, o libanês e o jordaniano. No Líbano a receita pode acrescentar casca de laranja seca e sumac, na Síria também utilizam o sumac, às vezes cominho e pimenta, e na Jordânia colocam também hortelã. O zahter turco é bem diferente pois leva semente de melancia  um tipo de grão de bico moído (leblebi), tomilho, gergelim, tomilho, sumac, sal, cominho e pimenta vermelha tipo páprica.




Minha receita de Za'atar:                                    

quatro colheres de tomilho
quatro colheres de gergelim
duas colheres de sumac (é uma especiaria que dá um sabor parecido com o limão, ácido)
duas colheres de orégano
duas de orégano
duas de páprica doce ou picante como você preferir
uma colher de sal de limão moído (produto turco) ou sal marinho





*** Você pode misturar o za'atar no azeite para levar a mesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.