Páginas

Seguidores

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sementes de Papoulas ( Haşhaş tohumu)



As papoulas são conhecidas como o símbolo do sono, paz e da morte. Para os gregos elas também representavam a fertilidade, e saúde. Eles acreditavam que dando uma mistura de  mel, vinho e sementes de papoula para os atletas oferecia a força necessária que eles precisavam em competições na antiga Grécia.
  Na mitologia, a Deusa Deméter criou a papoula com o propósito de dormir depois da perda de sua filha Perséfone. Os irmãos gêmeos Hypnos e Thanatos (Deus do sono e Deus da morte) foram representados com coroas de papoula. Obviamente os gregos estavam cientes do fato que um sono induzido pelo ópio poderia levar à morte. Elas eram usadas como oferendas aos mortos e usadas como emblemas de lápides simbolizar o sono eterno na Roma antiga.


  Papoulas foram encontrados em túmulos egípcios que datam de 3.000 anos. Antigos médicos egípcios indicavam aos seus pacientes comer sementes de papoula para aliviar a dor. Sementes de papoula contém morfina e codeína , que são analgésicos que são usadas ainda hoje e inúmeros medicamentos.
  Na Turquia existem crenças espirituais da Anatólia falam que sementes de papoulas enroladas em um pequeno pano e colocadas sob o travesseiro de uma criança, fazia com que ela dormisse rapidamente.
  As sementes de papoula são extraídas do bulbo da papoula que após o amadurecimento são retiradas e secas.
  No Brasil a importação é permitida somente se as sementes não tiverem capacidade germinativa, ausentes de entorpecentes e após passarem por um  tratamento térmico para que não possam germinar. (anvisa - Resolução  rdc Nº 239).
  Talvez por ser tão rigorosa a lei brasileira, está cada vez mais rara a oferta do produto no Brasil o que faz elevar os preços praticados.
Existem 3 tipos de sementes de papoula aqui na Turquia:  azul (a mais tradicional, conhecida no Brasil), a branca e a amarela. Estas duas ultimas são bastante raras, tem um sabor mais suave, eu particularmente nunca às encontrei à venda no Brasil.
Na anatólia existem vários produtos feitos a partir destas pequenas semente como: Óleo de papoula, manteiga de papoula que se chama Sarı Haşhaş Ezmesi (feito de sementes amarelas) Siyah Haşhaş Ezmesi (feito de sementes azuis), e a  "Haşhaşella" (uma mistura de manteiga de papoula com creme de chocolate, como se fosse nutella)

       Azeite de papoula para
        fins fitoterápicos
Vendedor de produtos à base
 de semente de papoula


Manteiga de papoula 
Gözleme de haşhaş
Haşhaşella
Sarı Haşhaş Ezmesi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.