Páginas

Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

Aşure



   Hoje é dia 24 de novembro de 2012, dia da preparação do Aşure também conhecido como Doce de Noé, é uma tradição muito antiga na Turquia e no Oriente médio. Esta não é apenas uma sobremesa, mas símbolo da partilha, amor, solidariedade, e abundancia. Ela é feita no décimo dia do mês do Muharem que  marca o fim da Batalha de Karbala, historicamente muito importante para os alevitas e xiitas. Este também é o primeiro mês de acordo com o calendário islâmico correspondendo o Mosaico Yom Kippur observado pelos judeus e muçulmanos em honra ao profeta Moisés.
O hábito de partilhar na cultura turca é bastante forte, e no dia do Aşure isto fica bastante evidente pois fazem caldeirões desta sopa doce para partilhar com os pobres, familiares, amigos e vizinhos.
Esta sobremesa simboliza vários eventos, um deles é que quando a Arca de Noé atracou no Monte Agrı (Ararat) no noroeste da Turquia, houve muita alegria pelo fim do dilúvio e em agradecimento a Deus foi preparado esta iguaria com suprimentos existentes na arca de Noé como: trigo, grão de bico, feijão branco, amêndoas, figos, damascos, romãs, passas, açúcar, e castanhas.

Dia do Aşure é um dia muito importante na cultura Alevita

Atualmente os ingredientes podem variar de acordo com a região,  para os Alevitas o doce é preparado com 12 ingredientes em memória aos doze Imãs, e marca o final do jejum do Muharem que é realizado por doze dias, muito similar ao jejum do Ramazan dos sunitas.


Ingredientes:

1 xícara de cevada
1 xícara de feijão branco
1 xícara de grão de bico
1 xícara de arroz (de grão curto)
1 xícara de passas
1 xícara de açúcar
10 xícaras de água
10 pcs damascos secos em cubos
10 pcs figos secos em cubos
2 maçãs verdes cortadas em cubos
1 colher de sopa casca de laranja
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de suco de limão óu gotas de água de flor de laranjeira

Decoração:

nozes picado ou pistaches
figos secos em cubos
damascos secos em cubos
romãs
Preparação:
1 dia
Lave a cevada completamente. Medida 4 xícaras de água em uma panela e deixe ferver em fogo alto. Imediatamente adicione a cevada e cozinhe por 10 minutos. Mexa ocasionalmente. Ativar o calor fora e deixar a cevada (neste água) durante a noite.
Repita o mesmo procedimento para o grão de bico e feijão branco deixando-os durante a noite na mesma água que eles foram cozidos dentro
Dia 2
Medida 4 xícaras de água (cada), três panelas separadas. Ferva a cevada, feijão branco e grão de bico até ficar cozido. Descarte a água que foram cozidas e deixe escorrer.
Retire as peles do feijão branco e grão de bico.
Em uma panela grande coloque 10 copos de água.
Adicione a cevada, feijão branco, grão de bico, arroz, casca de laranja e deixe ferver por cerca de 10 -15 minutos em fogo alto.
Mexa e acrescente o açúcar, passas, damascos secos, figos secos, eo resto dos ingredientes ao mesmo tempo reduzir a temperatura para fogo médio. Você também pode adicionar água ao longo do tempo se o necessário, pois a cevada absorve muita água.
Mexa ocasionalmente.
Continue fervendo por mais 15-20 minutos ou até estar completamente cozido.
Desligue o fogo e deixe a panela para descansar por cerca de meia hora.
Despeje em pequenas tigelas e decore com figos secos picados e damascos, nozes picadas e sementes de romã fresco.

Afiyet Olsun! (bom apetite!)


Um pouco mais sobre o aşure:

1) A razão porque a cevada, feijão branco e grão de bico são cozidos separadamente é porque cozinhar em um comprimento diferente de tempo.
2) O Aşure pode ser servido quente ou frio, dependendo da sua preferência.
3) Uma vez que todos se preparam o Aşure de diferentes maneiras (dependendo dos ingredientes que têm), não importa se você preferir usar outros grãos como substitutos. Por exemplo, você pode usar bulgur em vez de cevada ou cevada em vez de arroz, ou usar ambos. (eu só preferia usar o arroz e cevada, o que vem como Aşure é tradicionalmente preparada em Istambul. A mesma coisa vale para as nozes como o enfeite principal). Algumas outras pessoas também preferem usar mel em vez de açúcar. Outros podem preferir usar pistache, avelãs ou amêndoas em vez de nozes para enfeitar.
4) Na verdade, você pode tanto substituir alguns dos ingredientes listados nesta receita de Aşure ou se você pode preferir acrescentar alguma coisa para enriquecer o sabor.
5) A coisa mais importante para lembrar aqui é que a importância de fazer Aşure usando o que for deixado no nosso armazenamento de alimentos ou copa para comer e compartilhá-lo com os outros, exatamente o que Noé fez durante o seu tempo. E essa é a razão por que nós também chamar esta receita como "Doce da Partilha".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.