Páginas

Seguidores

domingo, 25 de agosto de 2013

Romênia (Bálcãs)

 Cozinha romena é diversificada e contém muitos costumes e tradições culinárias com hábitos a partir da interseção da cultura gastronômica, com tradições de outros povos com os quais o povo romeno teve contato através da história. Cozinha romena inclui os pratos de todos os países que compõe os Bálcãs, assim como da cozinha Alemã , Sérvia , Italiana , Turco Otomana e Húngara.

Hoje vou mostrar alguns pratos da cozinha romena que demonstram todas estas inflências: Mamaliga, Sarmale, Mititei e Clatite


Mamaliga ou Mămăligă

Do Jornal de Jonathan Harker, de Bram Stoker Drácula , capítulo 1


"Eu tinha no café da manhã mais páprica, e uma espécie de mingau de farinha de milho que disseram que era" mamaliga "e berinjela recheado com salsicha, um excelente prato, que eles chamam de" impletata ."


Mamaliga ou Mămăligă é uma comida camponesade de consistencia cremosa como mingal ou mais dura de maneira que possa ser cortada em fatias que é a preferida dos romenos . O milho foi introduzido na Europa no século 16 na Espanha por Hernán Cortés do México e se espalhou na Europa.

O Vale do Danúbio é uma das regiões da Europa, ideal para cultivo de milho. Mamaliga é feita com farinha de milho, conhecido pelos romanos como pulmentum . Além disso, os romanos comiam tanto dele que os gregos chamavam pultiphagonides (comedores de mingau).


Ingredientes:

4 xícaras de água

500 gramas de farinha de milho

1 colher de chá de sal

Duas colheres de manteiga

300 gramas de queijo feta ralado ou parmesão

300 gramas de creme de leite ou o quanto basta

 

Modo de Preparo:
Leve para ferver a água em uma panela grande com o sal, em seguida, deixe ferver e despeje com um fluxo constante a farinha de milho.

Mexa constantemente por cerca de 20 minutos com uma colher de pau, acrescente o queijo, a manteiga o creme de leite e mexer até você perceber que a mamaliga descola facilmente nos lados da panela.

A mamaliga deve ser grossa o suficiente para ficar em um tábua para ser tradicionalmente cortada em fatias e sirva com creme de leite por cima.


Sarmale


O Sarmale é um prato Romeno muito popular. Existem muitas versões de sarmale que tradicionalmente são feitos com repolho, carne de porco e várias ervas e especiarias.
Cada família romena têm sua própria receita, e muitas vezes variam de região para região. O Sarmale geralmente é um prato de inverno, pode ser recheado com carne de porco, frango, carne com ou sem bacon e usando folhas de chucrute inteiras fermentadas que você pode fazer como um repolho em conserva (azedo) tipo chucrute, fazendo uma salmoura rápida para "imitar" a versão em conserva.

Para Repolho existem algumas técnicas específicas, você pode só ferver o repolho em água ou ainda congelar a cabeça de repolho e depois descongelar para que as folhas murcham e são mais fáceis de rolar. Sinta-se livre para usar qualquer método. que funciona para você .


Salmoura:
2 cabeças de repolho

15 xícaras de água

sal QB

1/2 xícara de vinagre


Para Recheio:
1 kg carne de porco moída , carne ou frango com ou sem bacon

2 cebolas médias picadas

3/4 de xícara de arroz branco

2 colheres de azeite

1/2 xícara de água

1 colher sopa de extrato de tomate

2 colheres de páprica doce.

1 colher de sopa de endro fresco picado ou seco à gosto

sal e pimenta à gosto

Molho para cobrir sarmale:

3 ou 4 colheres de sopa de extrato de tomate misturado com 1 xícara de água

suco de limão a gosto

água extra quando necessário para cobrir rolos de repolho

2 ou 3 folhas de louro

adicional dill

sal e pimenta à gosto

se usar repolho fermentado caseiro limitar a quantidade de sal


Modo de preparo:
- Lave o repolho e cortar núcleo para fora.

- Prepare salmoura repolho, colocando água, sal e vinagre em uma panela grande (pelo menos Ou 6 o quanto basta) e colocar água salgada para ferver.

- Abaixe o fogo e adicione cabeça de repolho na água e comece a remoção de folha por folha , uma vez murcha, coloque em um prato.

- Você vai precisar de cerca de 18-20 folhas grandes, cortadas ao meio ... para produzir cerca de 35-40 rolos de tamanho médio.

- Coloque o repolho deixa de volta na água morna enquanto você trabalha no recheio.

- Corte a parte do meio do repolho em tiras finas (juliana / desfiado) e reserve.


Para o Recheio:
Corte o bacon em tiras e frite até quase crocante, retire a gordura e reserve. Junte a cebola picada e refogue a cebola até macia. Adicione o arroz e cozinhe por um minuto ou mais, adicione o extrato de tomate, paprica, 1/2 xícara de água e dill, misture e retire do fogo e deixe esfriar.

Tempere a carne moída com sal e pimenta, adicione a cebola, mistura de arroz com carne moída.


Montagem rolos de repolho:
Pegue as folhas de repolho e retire os caules mais difíceis. Se a folha de couve é grande, corte-a ao meio ao longo da veia meio, caso contrário, é só cortar a veia final resistente e usar toda a folha de couve.

Mistura de carne na parte inferior da folha e do rolo, dobre uma das bordas exteriores e terminar rolo no comprimento. Você ainda deve ter um dos lados ainda em aberto ... o que você pode dobrar dentro ou simplesmente enrolar o repolho recheado, como se fosse um charuto.

Se você tem folhas quebradas ou pequenas pode corta-las e combiná-los com bacon ou toucinho para serem cozidos na panela onde vão os sarmale em camadas com o molho líquido de tomates, com limão, sal e pimenta. Coloque folhas de louro por cima e extra endro a gosto.

Tampa da panela e cozinhe em fogo baixo por volta de 2 horas ... acrescentando um pouco mais de água, se necessário, para a última hora de cozinhar. Você também pode cozinhar na panela de pressão (cerca de 40 minutos mais ou menos) e colocar tomates frescos sem pele e semente para obter um molho com uma consistência e sabor mais autêntico, já que a qualidade do nosso extrato de tomate no Brasil não é de exelênte qualidade.

***Sarmale pode ser servido com polenta Romena e creme de leite.


Mititei (Mici)

Almondegas Romenas


1 kg carne moída

1 xícara de caldo de carne granulado

1 kg carne de porco moída

1/2 kg de cordeiro chão

1 colher de chá de tomilho

6 dentes de alho picados

1 colher de chá de páprica

1 colher de chá de pimenta preta moída

1 colher de sopa de sal

1/2 xícara de água de soda

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio


Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto a água de soda e bicarbonato de sódio até ficar bem homogêneo. Misturar bicarbonato de sódio e lentamente, adicione a soda um pouco de cada vez até misturar bem. A mistura deve estar húmida, mas não tanto que não pode manter uma forma.Faça cilíndros de uns 2 ou 3 cm de comprimento.

Cozinhe de preferencia em um uma churrasqueira ou grill, pois fritas não ficam tão saborosos.


Clătite cu brânză dulce (panquecas com queijo cremoso doce)




Ingredientes:
2 ovos

100 g de açúcar
100 g de iogurte
250 ml de leite
2 colheres de sopa de óleo

1 colher de chá de essência de baunilha

2 xícaras de farinha


Para o Recheio:
400 g de coalhada ou queijo cottage

100 g de açúcar

1 fava de baunilha ou 1 colher de café de extrato de baunilha

1 colher de sobremesa de mel (opcional)

creme de leite para dar o ponto de cremosidade

a casca de limão

Geleia de damasco ou morango


Modo de preparo:
Misture os ovos com o açúcar e uma pitada de sal até dobrar de volume. Em seguida, adicione o óleo, o iogurte, o leite, a baunilha e farinha. Nós temos uma composição de líquida, mas um pouco mais grossa do que as panquecas habituais.

Para o recheio misture o queijo, o açúcar, a baunilha até que o açúcar se dissolva. Adicione o mel, creme de leite e as raspas de limão e misture até ficar homogêneo.

Em uma frigideira ante aderente quente com um pouco de manteiga ou óleo, coloque uma concha de massa e vire assar panquecas. Em seguida, recheie com queijo e a geleia. Polvilhe as panquecas com açúcar de confeiteiro.

Dica: se você quiser dar crocancia as panquecas, você pode coloca-las em uma assadeira com manteiga, polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até ficarem levemente crocantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.