Páginas

Minha foto

Meu nome é Karla Akyüz, sou Bacharel em Gastronomia, vivi na Turquia e atualmente moro no Brasil e me dedico a pesquisa histórica da gastronomia turca, árabe,e dos Bálcãs. Sou consultora gastronômica e dou aulas de cozinha turca e árabe.

Seguidores

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ezogelin Çorbası (sopa de lentilhas vermelhas)

A Sopa da Noiva


Ezo Gelin çorbası ou A sopa da noiva Ezo, sem dúvida é a sopa mais popular da Turquia e a minha predileta, tem uma história interessante e triste. Dizem que a origem do nome veio de uma misterioso e antigo conto popular e canções que narram a história de Ezo, uma noiva que morreu após se casar, mas o motivo exato não está claro: ou ela foi forçada a se casar com alguém que não seja o homem que amava e, posteriormente sucumbiu a um coração partido ou ela era casada a um homem de muito longe e, assim, teve que deixar sua terra natal para se juntar a ele (provavelmente na Síria), onde acabou morrendo de saudade.
A histéria é triste, mas a receita da sopa é deliosa para um dia como hoje de frio aqui no sul do Brasil.


Ingredientes:

1 copo 1/2 de lentilha vermelha
1 cebola 
4 dentes de alho
1 cenoura
1 batata
1 pimentão vermelho pequeno (Kırmızı Biber)
2 LT caldo de frango
uma colher de sopa rasa de extrato de tomate
pimenta (pul biber) QB
hortelã seca QB
Sal QB
azeite o quanto basta (para refogar)


Modo de Preparo:

Pique a cebola, o alho, e o pimentão. Rale a cenoura e a batata.
Refogue o alho, cebola e o pimentão seguido da lentilha, cenoura e batata. Acrescente o extrato de tomate, o caldo de frango e as especiarias. Coloque em uma panela de pressão por 5 minutos e acompanhe o cozimento, pois a lentilha vermelha cozinha muito rápido e pode grudar na panela e estragar sua sopa. Se vc tem tempo de fazer com calma, faça na panela sem pressão. Aguarde todos os ingredientes cozinharem e passe o mixer para deixar a sopa mais homogênea. Você pode fazer ela mais rala ou mais grossa deacordo com sua preferência. Coloque gotas de limão siciliano na sopa, que combinam muito bem.


Bom apetite! Afiyet olsun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.