Páginas

Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escrevendo sobre Gastronomia do Oriente Próximo


  A ideia de escrever sobre a cozinha turca e árabe surgiu a alguns anos atrás quando eu comecei a faculdade de Gastronomia no Brasil em 2008. Um ano depois fui fazer meu primeiro estágio no exterior, na Turquia, fazendo o caminho oposto ao dos meus colegas de faculdade que almejavam um estágio na França, Itália e Espanha.
Atraída pela história da Cozinha Otomana após assistir a um documentário na TV à cabo resolvi fazer uma busca na internet sobre o restaurante o qual eu tinha visto na TV, enviei um Email com meu CV e para minha surpresa me responderam na mesma semana.
Gözlemes feitos artesanalmente nos restaurantes por toda Turquia
Maravilhada com a nova oportunidade de conhecer caminhos da antiga gastronomia embarquei rumo a antiga Constantinopla, atual Istambul, que eu tanto havia ouvido falar nos livros de história na escola ou por histórias narradas pelos meus pais. Pois bem...estava indo sozinha, sem ter amigos locais, mas com muita coragem, determinação e vontade de lutar por aquilo que eu acreditava. Foram  dias realmente fantásticos, me apaixonei pela cozinha turca, pelo país, e por um turco que no futuro viria a ser me marido.
Romãs vermelhas nas feiras de Istambul
Este foi o início de um longo caminho que ainda não terminou, pois a cozinha turca é rica e a cada dia aprendo vivendo coisas que só um morador local pode ter acesso, observando os detalhes, recebendo as dicas de amigos e professores, passeando pelos mercados e feiras .
O Blog Ponte das Turquesas teve seu nome inspirado no livro "A Ponte das Turquesas"  de Fernanda Camargo-moro, que fala de história e gastronomia com com muita sabedoria. Anteriormente eu havia começado a escrever um blog sobre cozinha turca mas por motivos de estudo, trabalho e família não dei continuidade e a frequência que eu gostaria.
Nas próximas semanas irei publicar receitas, curiosidades, histórias da cozinha turca, árabe , e suas influências. Espero que curtam este blog que está sendo feito com muito entusiasmo.
Afiyet Olsun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.