Páginas

Seguidores

domingo, 28 de outubro de 2012

Receitas com Romãs


   A Romã é o símbolo do amor e da fertilidade e o culto à romã vem dos rituais pagãos da antiguidade. Este fruto é oriundo do Irã, e na Mitologia persa é o fruto da árvore sagrada.
 A Romã foi difundida pelos árabes há milhares de anos por toda Ásia, África e Mediterrâneo. Os gregos escolheram Persofone como representante das romãs, mas complicaram a história do amor com uma tragédia grega.
No mês de outubro aqui na Turquia inicia a estação da Romãs e caminhando pelos mercados e feiras podemos ver romãs enormes com um vermelhas rubi sem igual, são as melhores romãs do mundo, não tenho duvida.
   Hoje vou apresentar a vocês 3 receitas com romãs, o Melaço de Romã usado em muitos pratos no oriente médio, uma receita de origem Síria a Pasta de Berinjela com Romã e uma outra receita que eu aprendi na TV turca um Pilaf com Romãs, que eu testei e ficou excelente.

Melaço de Romã:

Para fazer o melaço de romã você vai precisar de 5 kg de romãs.



Modo de preparo:

Parta as romãs ao meio e passe no espremedor de frutas para retirar o suco. Só será aproveitado o suco das romãs, a casca não será aproveitada.O suco deve render por volta de 1,5 LT. Passe o suco em um pano para retirar todos os resíduos e leve ao fogo baixo de preferencia em uma panela de aço por volta de 3 horas para reduzir mexendo de vez em quando.
Quando o suco estiver viscoso desligue, deixe esfriar e coloque em um vidro.Deve render aproximadamente  400 ml. Use para temperar saladas, fazer pastas e doces.


                                                 Pasta Síria de Berinjela com Romã



Ingredientes:

2 berinjelas médias
 4 colheres de sopa de xarope de romã
 4 dentes de alho
 6-7 colheres de sopa de azeite
 sal e  pimenta à gosto
sementes de romã para decorar
Modo de preparo:
fure as beringelas com um garfo e coloque no fogo para assar, retire a casca, corte em pedaços pequenos, misture o xarope de romã, alho esmagado, sal e pimenta adicione a misture o azeite de oliva.  Decore com grãos de romã.

 Pilaf de Romãs


Ingredientes:

2,5 colher de manteiga
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de arroz
3 xícaras de água fervente
6 colheres de sopa de melaço de romã
gengibre fresco
60 g de pistache
6 colheres de sopa de romã
15 raminhos de salsa

Modo de preparo:

Ferva 3 xícaras de água com fatias de gengibre e 6 colheres de sopa de melaço de romã por 2-3 minutos. Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de azeite, frite 2 xícaras de arroz de lavado em fogo médio, adicione a água temperada com gengibre e melaço de romã, panela de tampa, e deixe ferver em fogo baixo. Quando o arroz estive pronto acrescente a salsa e acrescente pistaches. Decore o arroz com as sementes de romã.
Esta receita é um ótimo acompanhamento para carnes e  perfeita para as festas de fim de ano.



Afiyet olsun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.